SIGA-NOS NA PÁGINA DE FÃS FAÇA GOSTO

ACHOU O SITE INTERESSANTE?FAÇA G+1

Marque Consulta

Psicoterapia Lisboa

Ligue
914375055
ou Preencha o Formulário



Valores Consulta Psicologia e Psicoterapia

Psicoterapia Individual Adultos:

€35 das 10h às 21h

Terapia de Casal

€40 das 10h às 21h



Dr. Pedro Albuquerque
Diretor Clínico
Psicólogo Clínico Adultos
Terapeuta Casal

ansiedade


Conselho do Psicologo

CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO PARA DEPRESSÃO

Período de medo ou desconforto intenso, durante o qual 4 (ou mais) dos seguintes sintomas se desenvolvem abruptamente e atingem o seu pico dentro de 10 minutos:
(1) palpitações, batimentos cardíacos ou ritmo cardíaco acelerado;
(2) suores;
(3) estremecimentos ou tremores;
(4) dificuldades em respirar;
(5) sensação de sufoco;
(6) desconforto ou dor no peito;
(7) náuseas ou mal-estar abdominal;
(8) sensação de tontura, de desequilíbrio, de cabeça oca ou de desmaio;
(9) desrealização (sensações de irrealidade) ou despersonalização (sentir-se desligado de si próprio);
(10) medo de perder o controlo ou de enlouquecer;
(11) medo de morrer;
(12) parestesias (entorpecimento ou formigueiros);
(13) sensação de frio ou de calor.

Psicoterapia Humor Deprimido

Compreender a Depressão: primeiro passo para recuperar o controlo da Vida

Sentir-se em baixo de vez em quando faz parte da vida. Mas quando o vazio e a falta de esperança no futuro tomam parte da existência, pode ser depressão. Mais do que as temporárias “nuvens negras”, os baixos depressivos fazem com que seja difícil aproveitar as oportunidades e viver a vida com o bom e menos bom que ela traz.

depressaoAs coisas que davam prazer fazer e os amigos deixam de ter interesse, apesar da pessoa querer desfrutar disso, simplesmente não tem força, energia ou vontade.

Quando falamos de depressão, a pessoa vê o futuro sem esperança das coisas mudarem, vê-se a si mesma de uma forma negativa ou crítica, e vê as coisas e as relações à sua volta sem interesse e sem graça.

Primeiro que tudo, se está a passar por estes sentimentos, tem que saber o que é a depressão.

Aprender o que a depressão envolve, os sinais, os sintomas, as causas e os tratamentos disponíveis é o primeiro passo para a recuperação.

O que é a Depressão?

Todos nós passamos por altos e baixos no nosso humor. A tristeza é uma reacção normal às lutas, revezes e desapontamentos que a vida nos traz. As pessoas usam a palavra depressão para explicar este tipo de sentimentos, mas a depressão é muito mais que tristeza.

Muitas pessoas descrevem a depressão como estando a viver num buraco negro. No entanto a maioria das pessoas não se sentem tristes, podem sentir-se sem gosto pelas coisas da vida, sentirem-se vazias, apáticas, revoltadas e irritadas, sentem que a vida não tem brilho, parece sem sentido e sem objectivos.


depressaoA Depressão faz com que se sinta impotente e sem esperança, mas há muita coisa que pode fazer para mudar a forma como se sente. Com a psicoterapia adequada, pode recuperar da depressão e resgatar as coisas boas e importantes da sua vida.

A chave para a recuperação é começar devagar e levar um dia de cada vez.

Sentir-se em baixo, neura ou triste é uma parte natural de algumas fazes da vida e que acontecem de vez em quando e numa determinada intensidade.

Por outro lado, quando os sentimentos de vazio e desespero, e os pensamentos negativos em relação a si, ao mundo em redor, e ao futuro assumem o controlo e não desaparecem, podemos estar a falar de Depressão.

Mais do que um momentâneo "sinto-me em baixo", os verdadeiros pontos baixos da Depressão são resistentes e fazem com que o aproveitar a vida se torne uma tarefa difícil.

Deixar de se interessar pelas actividades que lhe davam prazer, deixar de ter interesse na companhia dos amigos, sentir-se exausto a toda a hora, e o simples passar o dia é um fardo penoso, são sintomas de Depressão.

Quando se está deprimido e as coisas parecem inúteis e sem interesse, a psicoterapia e a medicação ajudam-no a recuperar o seu estado de interesse, motivação e humor natural.