SIGA-NOS NA PÁGINA DE FÃS FAÇA GOSTO

€50Terapia Familiar
€40Terapia Casal

Perturbacao Bipolar

A psicoterapia para a perturbação bipolar ajuda as pessoas a manterem uma adesão à medicação e a lidarem com as situações da vida que lhes provoca alterações do humor, que por sua vez influencia a forma como as pessoas se relacionam com ela.
A Psicoterapia Cognitivo Comportamental dá conta da prioridade em alterar os pensamentos e comportamentos que derivam das alterações do humor.
A Psicoterapia Interpessoal dá conta da complexidade das relações que se estabelecem entre as pessoas e que influenciam as alterações de humor.

Conselho do Psicologo

Perturbação Bipolar - A vida dia a dia

A perturbação bipolar é uma condição psiquiátrica e psicologia que provoca grandes alterações no trabalho, na vida familiar e social. Quase 90% das pessoas com perturbação bipolar não consegue manter uma estabilidade financeira e profissional. As alterações de humor criam igualmente uma forte instabilidade na família e colegas das pessoas com perturbação bipolar. Principalmente quando as pessoas estão numa fase de humor maníaco em que as famílias e colegas ficam assustados com os comportamentos desadequados e exagerados caracteristicas da perturbação bipolar nesta fase.

Perturbação Bipolar - Consumo de Substâncias

Mais de metade das pessoas com perturbação bipolar que não estão a receber o tratamento médico e a fazer psicoterapia têm problemas com o consumo de álcool ou outras substâncias. Habitualmente o padrão de consumos tem como função a regulação e o alivio do estado do humor. Estes comportamentos são especialmente danosos durante a fase maníaca.

Perturbacao Bipolar

O que é a Perturbação Bipolar?

A Perturbação Bipolar, chamada perturbação maníaca-depressiva, é uma condição muito desorientadora da vida na medida em que causa alterações extremas no humor da pessoa.

A sensação que se assemelha é como andar numa montanha russa a baixa velocidade. As pessoas com perturbação bipolar podem passar semanas como se estivessem no topo do mundo, como se fossem capazes de tudo, de conseguir tudo, até que chegam a um baixo tão baixo que parece não serem capazes de nada.

A duração de cada período varia de pessoa para pessoa e da situação que a pessoa está a viver nesse momento.

Perturbação Bipolar - Sintomas Depressivos

Sem tratamento médico e psicoterapêutico, uma pessoa com perturbação bipolar pode passar por intensos períodos depressivos.

perturbação bipolarOs sintomas incluem tristeza, ansiedade, baixa energia, sentimento de desespero e dificuldade em concentrar.

Muito habitualmente perde-se o interesse por actividades que antes tinham prazer. O peso corporal oscila e o sono fica alterado, não sendo pouco frequente haverem pensamentos sobre suicídio.

Perturbação Bipolar - Sintomas Maníacos

Durante a fase da Mania, as pessoas tendem a sentir-se eufóricas e a acreditar que conseguem tudo e mais alguma coisa que pretendam.

perturbação bipolarEsta fase é caracterizada por parecer que a pessoa tem uma auto-estima muito elevada, existe frequentemente muita agitação, como se o mundo estivesse para acabar amanha.

A necessidade de dormir fica reduzida e a capacidade de falar fica aumentada, apesar do pensamento ser frequentemente distraído e acelerado, os assuntos são superficiais e tangenciais ao essencial de qualquer questão importante.

Frequentemente existem comportamentos descuidados com os gastos, ou indiscrições de carácter sexual, condução perigosa ou abuso de substancias.

Perturbação Bipolar - Causas

Do ponto vista médico as causas relacionam-se com uma desregulação neuroquímica. Ou seja, quando determinados compostos químicos cerebrais se encontram muito baixos aparece a depressão, quando se encontram muito elevados surgem episódios de mania.

perturbação bipolarDo ponto de vista psicológico sabe-se que factores de mudança ou stress em determinadas personalidade ou temperamentos pessoais.

Perturbação Bipolar - Quem está em risco?

A perturbação bipolar afecta tanto homens como as mulheres.

Na maioria dos casos os sintomas surgem entre os 15 e os 30 anos.

perturbação bipolarAs pessoas que têm familiares em primeiro grau têm maior risco de ter Perturbação Bipolar. Mas a perturbação bipolar não tem unicamente uma base genética para se manifestar.
Acontecimentos de vida stressantes, abuso de substâncias e instabilidade emocional são factores que podem desencadear perturbação bipolar em pessoas com pré-disposição.

Quando é que é necessário ajuda na Perturbação Bipolar?

A maioria das pessoas com perturbação bipolar não se dá conta da necessidade do problema que têm e evitam receber tratamento médico e psicológico.

perturbação bipolarSe é um familiar ou amigo, não evidencie que a perturbação bipolar é uma falha no carácter, na personalidade ou no mau feitio da pessoa, mas antes refira que as alterações de humor são bastantes frequentes e que afectam a maioria das pessoas, no entanto, essas alterações de humor estão a trazer problemas de relação com os outros.

Se a pessoa achar que tem toda a razão do mundo para fazer o que faz, não tente chama-la à "razão" pois não vai funcionar. Chame a atenção para o facto de apesar de a pessoa poder ter razão existem formas diferentes de explicar isso às pessoas porque nem sempre elas entendem à primeira. Coloque como objectivo levar a pessoa com perturbação bipolar ao psiquiatra e seguidamente à consulta de psicologia.

Diagnostico na Perturbação Bipolar

Um passo fundamental para diagnosticar perturbação bipolar é a exclusão de outras causas que provoquem alterações de humor. Outras causas como abuso de substâncias, problemas da tiroide, HIV, Hiperactividade, efeitos secundários de medicação e outras complicações psiquiátricas.

Apesar de não haver nenhum meio auxiliar de diagnóstico para a perturbação bipolar, o psiquiatra é o elemento mais bem qualificado para fazer essa avaliação e diagnóstico.