SIGA-NOS NA PÁGINA DE FÃS FAÇA GOSTO

ACHOU O SITE INTERESSANTE?FAÇA G+1

Marque Consulta

Psicoterapia Lisboa

Ligue
914375055
ou Preencha o Formulário



Valores Consulta Psicologia e Psicoterapia

Psicoterapia Individual Adultos:

€35 das 10h às 21h

Terapia de Casal

€40 das 10h às 21h



Dr. Pedro Albuquerque
Diretor Clínico
Psicólogo Clínico Adultos
Terapeuta Casal

ansiedade


Orientacao Vocacional

A Clínica Psicologia Lisboa dispõe de Orientação Vocacional, para que encontre o caminho certo para sua vida.

Psicologia & Orientacao Vocacional

Orientação Vocacional: O que é?

Orientação Vocacional é entendida como o "processo de fazer o jovem descobrir quais as suas aptidões naturais e como utilizá-las num futuro próximo de modo a retirar o máximo proveito das suas competências, para si e para a sociedade.

A maioria dos jovens, entre os 14 e os 15 anos não sabe o que escolher para o seu futuro. O peso é enorme face ao grau de maturidade do jovem, que apenas sabe o que mais gosta e o que não gosta.

Escolher implica rejeitar e na adolescência, períodos de grande e constantes mudanças, escolher é quase como aprisionar.

Aos 17/18 anos de idade, a escolha é de um curso, e apesar de existir já uma maior maturidade, surgem outros tipos de problemas como as notas, as médias, a localização das faculdades e as expectativas de vida.

A Orientação Vocacional tem como tarefa básica, facilitar o momento de escolha do jovem, auxiliando-o a compreender a sua situação específica e única de vida, na qual estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais.

Orientação Vocacional: Como é?

O processo de Orientação Vocacional baseia-se em três grandes momentos:

  • a entrevista onde se pretende que o jovem, através do autoconhecimento, tome consciência do significado da escolha e dos determinantes dessa escolha.

  • a aplicação de testes onde se testam as reais capacidades cognitivas e emocionais, o conhecimento da realidade profissional e do mundo do trabalho, e os interesses e preferências.

  • elaboração de um relatório e discussão do mesmo, mediante a síntese dos resultados obtidos ao longo do processo.